quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Remuneração Estratégica - Os Novos Processos

As transformações ocorridas nas esferas da economia, de mercados e das cadeias produtivas nas ultimas décadas, levaram as empresas a buscar novos modelos de negócios, de organizações de gestão. Dentro desse processo, os sistemas de remuneração assumiram papel estratégico. Tornando-se capazes de contribuir decisivamente para o desempenho empresarial. Este trabalho tem por objetivo detalhar minunciosamente sobre os novos processos de remuneração, a fim de apoiar o estabelecimento de politicas e processos adequados e alinhados com a estratégia organizacional.
Foram apresentados no trabalho os seguintes aspectos:

  • Remuneração estratégica
  • Remuneração funcional
  • Remuneração por habilidade
  • Remuneração por competência
  • Salário indireto
  • Previdência complementar
  • Remuneração variável
  • Participação acionária
  • Seis passos para construção de um sistema de remuneração estratégica
  • Utilização de um consultor na construção de um sistema de remuneração estratégica
  • Utilização de indicador de desempenho em sistema de remuneração
  • Como utilizar a tecnologia da informação e sistemas de remuneração estratégica
Podemos concluir que já não é suficiente apenas atrair e formar pessoas capazes de aprender sistematicamente, e que utilizem racionalmente suas habilidades e competências para consolidar novas situações que se apresentam. É necessário promover, seduzir, motivar, manter, comprometer e fidelizar esses talentos. Entretanto, faz-se necessária uma reflexão acerca da falência do atual modelo de remuneração da maioria das organizações; que não fornece suporte para manter um ambiente de compromisso e de motivação entre seus colaboradores. 
Não é mais possível tratar desigualdades com igualdades, estamos vivenciando um sistema flexível, onde cada vez mais as pessoas têm acesso à informação e se tornam mais exigentes onde as empresas que querem alcançar resultados diferenciados, inovadores e vencedores deverão, obrigatoriamente, alinhar seu sistema de remuneração com suas estratégias, levando em consideração que o reconhecimento é o fruto da arte de distinguir pessoas e, conseqüentemente, promovendo a mais sólida fidelidade aos resultados da organização. Um programa estruturado de Remuneração Estratégica deve estar sintonizado com a complexidade organizacional.
Impreterivelmente esse diagnóstico poderá determinar o perfil das pessoas envolvidas no processo produtivo e a partir dos resultados das análises obtidos, contemplando o melhor programa. Não basta apenas pagar mais, a empresa terá que pagar melhor, ou seja, invés de integrar novas estratégias, inovadoras configurações organizacionais, valores e atitudes pessoais em transformação, muitas empresas continuam simplesmente a incorporar os mais recentes apetrechos da última moda administrativa no contexto individual e em equipe, e a visão organizacional, que é mantida por esse desempenho.

20 comentários:

  1. O trabalho sobre remuneração foi claro quanto os tipos, as formas mais utilizadas, as etapas a serem seguidas até a empresa ou o mercado definir a base ou o teto do salário,além de citar detalhadamente o impacto que a remuneração traz na vida dos funcionários, no quanto influencia na rotatividade dentro das organizações e da discussão entre os gestores e organizações em manter um profissional bom no capital intelectual da empresa. Também diferenciou as remunerações variáveis e alguns benefícios que podem ser agregados, como remuneração indireta. Foi de grande proveito a apresentação.

    ResponderExcluir
  2. Como o próprio grupo citou, é necessário essa motivação para que as pessoas possam executar suas atividades, entre os tipos de remuneração existentes uma deve se aplicar a situação momentânea como um estímulo ao empregado fazer o melhor na empresa.

    ResponderExcluir
  3. Como a Equipe citou que A Remuneração por competência, consiste numa nova estratégia para administrar os cargos e os salários da empresa, dando importância primeiramente ao homem para depois ao cargo. A avaliação é feita sobre as atividades e responsabilidades que o empregado assume na empresa.
    Algumas vantagens na utilização dessa Remuneração por competência são:
    1. Direciona o foco para as pessoas e não para os cargos ou responsabilidades;
    2. Remunera os funcionários com uma parcela fixa do salário a cada competência adquirida

    ResponderExcluir
  4. Mediante ao que equipe falou aprendi que os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e a motivação dos funcionários da organização, tendo em vista, de um lado, os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro lado, os objetivos individuais a serem satisfeitos. Por esta razão os processos de oferecer recompensas ocupam lugar de destaque entre os principais processos de gerir as pessoas dentro das organizações.outro assunto foi a remuneração por competência, também conhecida como remuneração por habilidade ou por qualificação profissional, surgiu da necessidade de diferenciarem empregados com habilitações diversas. Como as organizações passaram a exigir das pessoas mais responsabilidade e mais autonomia, e com a extinção de níveis intermediários e de cargos, pessoas com habilitações desiguais acabaram ficando no mesmo nível hierárquico. Esse novo método resgata as diferenças: as pessoas ganham pelo que sabem e pela colaboração no sucesso da empresa, parabéns Equipe.

    ResponderExcluir
  5. O trabalho da equipe, foi muito bem espanado em todos os aspectos principalmente quando eles falaram na diferença entre as remunerações variável e os seus benefícios. Outro fator foi a motivação do colaborador dentro de uma organização, se o mesmo não tiver motivado pode ter certeza que seu desempenho não será o mesmo. Tem empresas que fazem plano de cargos e carreira . isso faz com que o mesmo tenha uma motivação a mais dentro da organização.

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal vamos postar os comentários dos trabalhos, faz parte da construção de nosso rendimento (nota)

    Eunice Maciel

    ResponderExcluir
  7. Pessoal todos os trabalhos precisam serem comentados para fortalecer ainda mais o nosso entendimento e domínio acerca destas situações e ferramentas que compartilhamos em sala e utilizaremos nas organizações...

    Rosivaldo Missias

    ResponderExcluir
  8. O grupo explanou muito bem o assunto, a equipe deixou claro em relação aos vários tipos de remuneração e de como aplicar na organização para incentivar e motivar o seu colaborador.

    ResponderExcluir
  9. remuneração e muito importante e esta ligado diretamente a todos, e bem valido incentiva os funcionários com diversos tipo de remuneração.

    ResponderExcluir
  10. tema muito importante pois fala das diversas maneiras de remunerar os funcionários, que é também uma maneira de motiva-los.

    ResponderExcluir
  11. O TRABALHO SOBRE REMUNERAÇÃO MOSTRA COMO É COMPOSTA A REMUNERAÇÃO E MOSTRA QUE A REMUNERAÇÃO NÃO É COMPOSTA APENAS O SALARIO NO FINAL DO MES E SIM TODOS OS OUTROS BENEFICIOS.

    ResponderExcluir
  12. A equipe mostrou um regular desempenho, mostrando claramente o ideal processo de remuneração, assim desenvolvendo um processo de motivação funcional.

    ResponderExcluir
  13. A equipe enfatizou bem esse tema, no que se refere a processos de remuneração, a oportunidade de atender as expectativas do empregado, de forma integrada ao atendimento das expectativas da empresa e cliente final, pode ser um dos diferenciais de competitividade e efetividade nos negócios. mais foquei na questão da remuneração por habilidades, onde o aumentos salariais estão vinculados a um processo de certificação, ou seja, os empregados necessitam demonstrar o domínio dos conhecimentos exigidos para desempenho das funções de acordo com seu cargo, onde o tempo de permanência no cargo não representa um fator relevante para o aumento salarial, o mais importante é a capacitação dos profissionais.

    ResponderExcluir
  14. Como foi citado pela grupo a remuneração definir a base de salários e o quanto esse salário é fundamental para a vida de seus funcionàrios, onde fala de diferentes tipos de remuneração e como motivar seus funcionários.

    ResponderExcluir
  15. A equipe enfatizou bem o tema onde nos mostra que a remuneração é, antes de tudo, uma ferramenta de gestão, que deve estar articulada com o planejamento estratégico da empresa e comprometida com as metas, a rentabilidade e os resultados da organização.A equipe ta de parabéns.

    ResponderExcluir
  16. A equipe conseguiu desenvolver bem o tema sugerido, mostrando um pouco da importância da remuneração no cenário organizacional. Colaboradores bem remunerados se tornam motivados a desenvolver bem suas atividades, e assim colaborar com desenvolvimento da empresa.

    ResponderExcluir
  17. O conteúdo que a equipe apresentou, deixou bem claro pois, nos mostrou que o assunte remuneração e muito importante consiste numa nova estratégia para administrar os cargos e os salários da empresa, Entretanto, faz-se necessária uma reflexão acerca da falência do atual modelo de remuneração da maioria das organizações; que não fornece suporte para manter um ambiente de compromisso e de motivação entre seus colaboradores.

    ResponderExcluir
  18. todo assunto relacionado a remuneração é sempre muito polêmico,pois sempre divide opiniões.uma vez que a remuneração não é o principal conteúdo para a satisfação do colaborador.todo funcionário para ter um bom rendimento tem que ter um incentivo é claro,más não necessariamente financeiro,hoje a qualidade de vida e o bem estar no ambiente de trabalho vem em primeiro lugar.se conseguirmos unir tudo na remuneração,certamente teremos um funcionário satisfeito,produtivo e lucrativo para a empresa.

    ResponderExcluir
  19. O grupo mostro que o comercio eletrônico facilita e muito a vida das pessoa com a facilidade de comprar sem ter que sair de casa, sem falar que tem os seus custo como empresa reduzidos por não ter que possuir uma loja em um ponto estratégico pra expor seus produtos, quanto que um galpão já resolve o problema.

    ResponderExcluir
  20. vivemos em um mundo capitalista e fala de remuneração e legal, pois mostra a importância de se remunera bem um funcionaria para que ele possa esta cada dia sendo valorizado e respeitado dentro das organizações

    ResponderExcluir